O câmbio automático tem embreagem?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o funcionamento de certas partes do carro, especialmente partes personalizáveis. Tirar essa dúvida é muito importante para profissionais que lidam diretamente com veículos, seja com a distribuição de peças ou manutenção. Uma dúvida bem comum, por exemplo, é se o câmbio automático tem embreagem ou não.

Mesmo quem lida com estas peças com frequência costuma ter dúvidas sobre o tema. Os câmbios manual, automático e automatizado trabalham de formas bem diferentes, o que afeta a sensação do motorista ao dirigir. Se você também tem dúvidas sobre a interação desses sistemas, então acompanhe e aprenda um pouco mais sobre o câmbio e a embreagem.

O que é e como funciona a embreagem?

Antes de falar se o câmbio automático tem embreagem, é importante entender o que a embreagem, qual sua função e como ela funciona.

De forma bem simples, a embreagem é a peça responsável por conectar a rotação do motor até as rodas. Você certamente já notou que, na maioria dos veículos, ele não se movimenta mesmo que você pressione o acelerador ao máximo. Porém, ao pressionar o pedal da embreagem, essa força passa para as rodas.

Ela fica entre a caixa de marchas e o motor e faz a transmissão dessa força através de discos de atrito. Isso permite um encaixe entre as peças, independente da velocidade inicial do motor ou da posição dos discos.

Qual é a diferença entre câmbio automático e automatizado?

Como já mencionamos, cada tipo de câmbio apresenta a própria estrutura, diferenciando a forma como executam a troca das marchas. E, apesar dos nomes parecidos, o câmbio automático e o automatizado não são iguais.

O modelo manual, mais comum na maioria dos veículos, é o mais tradicional. O motorista deve trocar a marcha por conta própria à medida que o motor ganha velocidade. Isso permite o maior aproveitamento da potência do motor.

O câmbio automatizado é um pouco similar ao manual, com os mesmos componentes mecânicos, estrutura e funcionamento. Porém, ao invés de exigir que o motorista faça a troca, são instalados sensores que monitoram a atividade do motor e emitem um sinal para os atuadores das marchas. Após atingir certo nível de rotação, é enviado um comando para trocar a marcha do motor automaticamente. É mais fácil dirigir com isso, mas as trocas tendem a ser menos suaves.

Já o câmbio automático completo é um sistema que substitui boa parte da estrutura padrão. Nele são usados dispositivos hidráulicos e um módulo de comando que realizam a troca de forma mais suave.

Isso ocorre por que, no lugar da embreagem (é, não tem embreagem), é usado um conversor de torque que também é controlado pela central de comando. Sendo assim, o motorista não precisa se preocupar com nada além de acelerar, frear e mudar de direção.

Agora que já respondemos se o câmbio automático tem embreagem, você entende um pouco melhor sobre o funcionamento do carro e de suas peças. E se quiser saber mais sobre embreagem, marchas e outras peças automotivas, visite o site da LAD Embreagem e veja nosso catálogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *