Há vários mitos a respeito da melhor forma de cuidar de um carro, seja sobre o melhor combustível, o modelo certo de motor ou qualquer outro. Uma das peças que mais gera confusão e mal-entendidos é a embreagem, que é um componente fundamental para o funcionamento correto de qualquer veículo.
Para aqueles que não sabem, o disco de embreagem, ou apenas “a embreagem”, é uma peça que fica entre o motor do carro e a caixa de marchas. Sua função é transmitir a força gerada pelo motor para as rodas através de um atrito entre dois discos paralelos. O contato entre eles é determinado pela pressão de um pedal, o qual é ativado manualmente pelo motorista, a menos que se trate de um câmbio automático.
Para que você não faça nada de errado na hora de dirigir ou realizar a manutenção, separamos aqui alguns mitos e verdades sobre o uso da embreagem. Acompanhe:
Não tem problema sair direto na segunda marcha.
Mito.
Independentemente da situação, o correto quando o carro está desligado é engatar a primeira marcha e só engatar a segunda quando ele já estiver funcionando. Tentar engatar a segunda marcha direto danifica seriamente o veículo.
Você não consegue engatar a marcha sem a embreagem.
Verdade.
Durante a transição entre as marchas, seja para engate ou desengate, é necessário que o motorista pressione o pedal da embreagem. Sem isso, pode ser que o comando de troca nem seja executado, além de aumentar o risco de danos às marchas.
A embreagem precisa ser acionada antes do freio.
Mito.
O freio serve para travar a rotação das rodas, enquanto a embreagem coloca a força do motor nas rodas. Se você tentar combinar os dois, pode ser que perca o controle da direção do veículo e cause algum acidente.
Se você quer que o carro fique mais rápido, baste pisar na embreagem com mais força.
Mito.
A pressão extra colocada sobre a peça apenas faz com que o motor dê um “tranco”. Isso diminui a velocidade e ainda causa mais danos às peças.
Deixar o pé na embreagem afeta o funcionamento do veículo.
Verdade.
Manter a embreagem pressionada aumenta drasticamente o desgaste dos discos. Se você quer tirar maior proveito desse sistema, deve colocar o pé no pedal apenas quando ele for utilizado.
Agora que você conhece os principais mitos e verdades sobre o uso da embreagem, é hora de mudar alguns dos seus hábitos e evitar danos desnecessários ao seu veículo. E se você ainda tiver algum problema, considere fazer a troca dos discos.
Se quiser conhecer mais opções de embreagens para seu carro, visite o site da LAD Embreagem e veja nosso estoque.