Seu veículo está com a manutenção em dia?

Quem possui um carro sabe como é importante tomar certos cuidados, tanto quando estiver dirigindo quanto quando estiver com o veículo parado. Muitos motoristas apenas rodam por aí despreocupados e não entendem por que o carro para de funcionar. É nessas horas que você deve parar e se perguntar: será que estou com a manutenção em dia?

É uma questão importante, pois a boa manutenção tem efeito em várias outras áreas, desde o seu conforto ao dirigir até sua segurança na rua. Se você pretende fazer alguma viagem mais longa, por exemplo, colocar todas as manutenções em dia é fundamental.

Quer entender melhor o assunto? Então veja mais sobre a manutenção de veículo aqui.

Qual é a importância da manutenção do veículo?

Como já mencionamos, a manutenção correta possui diversos impactos no seu dia a dia. Veja aqui alguns exemplos:

Vida útil do veículo

O tempo de vida de um carro depende principalmente da forma como ele é usado. Se você não realiza manutenção regular, então é bem mais provável que ele tenha algum defeito. Com pequenos ajustes e limpezas, você pode fazer seu veículo durar bem mais.

Segurança

Um problema no freio, suspensão ou no motor pode ter sérias consequências, especialmente se você estiver dirigindo em alguma via perigosa. Manter estas e outras peças sempre bem ajustadas é fundamental para evitar acidentes graves.

Facilidade para dirigir

Por fim, um veículo bem ajustado também é mais fácil de dirigir, pois ele não tem tantos travamentos nem “engasgos”. Podem parecer coisas pouco relevantes na teoria, mas elas fazem uma grande diferença para quem dirige todo dia.

Principais tipos de manutenção.

Existem várias maneiras de conduzir a manutenção de veículos. Veja aqui alguns exemplos:

Corretiva

É a mais comum de todas. Trata-se da manutenção que é feita justamente para resolver um problema em uma área específica. A maioria dos motoristas acaba fazendo apenas isso, pois é quando o carro para de funcionar de vez.

Preditiva

É um tipo de verificação onde o profissional avalia qual é a vida útil prevista para cada peça, com base em seu desgaste e forma de uso. Isso é bem útil para planejar futuras avaliações e substituições de peças importantes.

Preventiva

Realizar a manutenção antes que ocorra um acidente é a melhor maneira de minimizar danos. Por isso é tão recomendado que você vá ao mecânico regularmente e faça pequenas manutenções, como limpeza e troca de óleo, com alguma frequência.

Detectiva

Este é um tipo de manutenção usada para avaliar mais de perto o funcionamento do veículo, identificando problemas menores que possam ter repercussão no médio e longo prazo. Naturalmente, isso te permite avaliar estes erros e diminuir sua incidência ao longo do tempo.

Com essas informações, você já deve entender por que é tão importante deixar a manutenção em dia. Mesmo que você tenha um veículo novo ou seminovo, é importante seguir esses procedimentos para manter a sua segurança e evitar prejuízo.

Quer entender mais sobre manutenção de veículos e assuntos afins? Confira nossos conteúdos anteriores aqui no blog e fique por dentro de todas as novidades sobre nossas peças e serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *