É comum que os responsáveis pelas frotas de ônibus pensem na manutenção como uma forma de se resolver problemas. Porém, a revisão de ônibus deve ser pensada como uma maneira de antecipar e prevenir os problemas antes de acontecerem.
Mas somente realizar a manutenção preventiva não é o suficiente para garantir o bom desempenho do veículo. Afinal, com o agito do cotidiano, muitas vezes não percebemos que alguns erros estão sendo cometidos e prejudicando a performance de toda a frota.
Pensando nisso, neste artigo nós reunimos os erros mais comuns que são cometidos pelos motoristas ou gestores de frotas de ônibus. Quer saber quais são? Confira!
4 principais erros da manutenção de ônibus
Descuidar da vida útil dos pneus
Esse é um erro que impacta na economia e na segurança dos condutores. Se você não cuida da qualidade dos pneus, não poderá saber quando é o momento certo de trocá-los – realizando a troca antes ou depois do tempo correto.
Por este motivo, a viagem pode acabar sendo interrompida devido a necessidade da troca de pneus. Além disso, um pneu careca ou mal calibrado pode ser o causador de um acidente. Tenha um controle dos quilômetros rodados para que saiba quando é o momento ideal de realizar a troca dos pneus.
Não controlar o uso de combustível
Saber qual é o consumo médio de combustível é fundamental para fiscalizar os custos e também para ter noção da “saúde” do veículo e da necessidade de manutenções.
Se, por exemplo, nos meses anteriores o ônibus consumia uma certa quantidade de combustível e, de repente, começou a consumir muito mais, pode ser o sinal de que ele está com algum problema mecânico. Identificar isso o quanto antes contribui para que a frota consiga economizar e realizar viagens seguras.
Gastar com manutenção sem um controle adequado
A manutenção é um processo que precisa ser programado. Apenas retirar o valor do caixa para o pagamento de consertos ou compras de peças sem uma previsão orçamentária, pode prejudicar a situação financeira da empresa e os demais veículos que também precisam de manutenção.
Nesse caso, tenha um histórico de valores já pagos em situações anteriores. Desta forma é possível planejar um orçamento ideal para a manutenção dos ônibus da frota.
Desconhecer os veículos da frota
Quando você está doente e vai ao médico, ele faz diversas perguntas sobre seu histórico familiar e de outros tipos de doença, certo? A intenção dele é descobrir se a sua origem, seus hábitos e os problemas que teve anteriormente estão relacionados ao seu problema atual.
Com os ônibus da sua frota é a mesma coisa. Conhecer o histórico de cada um deles (de onde vieram, que tipos de ajustes já fizeram anteriormente) vai esclarecer quais são as necessidades de manutenção atuais.
Quais desses erros você tinha o costume de cometer, mas que agora irá mudar? Deixe a resposta nos comentários! Aproveite e confira mais informações sobre os produtos da LAD Lampauto através do site.