Quais sinais indicam problema na embreagem?

A caixa de embreagem é uma das peças mais importantes para a melhor condução de um veículo. Quando você dirige, precisa operar também o pedal de embreagem para transmitir a força do motor para as rodas, a menos que você tenha um carro com câmbio automático. E, como qualquer peça, ela pode sofrer danos e não funcionar tão bem.

É importante estar atento a esse funcionamento e saber como identificar problemas na embreagem, além de tomar atitudes para maximizar sua durabilidade. E para te ajudar com isso, vamos falar sobre os principais sinais de defeitos nesse sistema e como você pode aumentar a durabilidade do seu. Acompanhe.

Como identificar problemas na embreagem?

Há várias formas de notar quando a embreagem apresenta algum defeito. As principais delas são:

Pedal muito duro.

A mola que fica no pedal da embreagem sofre desgaste com o uso e fica mais rígida. Por isso você pode ter mais dificuldade para pressionar o pedal com o tempo. Quando isso acontece, é sinal de que você deve trocar essa mola ou que há outro problema que precisa ser verificado.

Ruídos no câmbio ao trocar de marcha.

A caixa de câmbio sempre faz alguns barulhos devido ao encaixe das peças, mas nada muito significativo. Porém, caso você escute sons muito fortes, é sinal de que há algum problema de encaixe, o que pode envolver a caixa da embreagem.

Fumaça na caixa

Em casos muito graves, pode ser que a embreagem comece a soltar fumaça. E qualquer sinal de superaquecimento dentro do seu carro é um problema sério. Chame um guincho e vá até o mecânico imediatamente. Nunca se sabe quando algo assim pode resultar em um acidente.

Algumas dicas para evitar esse desgaste.

Saber identificar os problemas é importante, assim como trabalhar para evitar que eles ocorram. Veja aqui algumas dicas:

Acione e solte o pedal com calma.

Não coloque todo o seu peso direto no pedal de uma vez. Isso põe muita tensão sobre a embreagem e aumenta o desgaste. Tente se regular e lembre-se de liberar e pressionar o pedal com cuidado. Será bem melhor do que quebrar seu próprio veículo.

Use apenas o freio de mão em ladeiras.

Um hábito comum, mas muito ruim, entre os motoristas é deixar o pedal da embreagem pressionado para manter o carro parado em uma ladeira. Isso coloca pressão no disco de forma desnecessária. Basta puxar o freio de mão e você terá o mesmo efeito.

Não descanse o pé sobre o pedal.

Por fim, mas não menos importante, não mantenha a embreagem pressionada passivamente. Além de continuar mantendo a pressão sobre a peça sem necessidade, isso também pode alterar a conformidade das molas, te obrigando a fazer uma troca prematura.

Com essas informações, você já pode identificar e evitar vários problemas na embreagem. E se você notar algo de errado, busque sempre peças de alta qualidade para realizar a substituição.

Quer aprender mais? Então visite o site da LAD – Embreagem  e veja um pouco mais sobre o nosso catálogo de peças de embreagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *