EVITE O DESGASTE PREMATURO DAS PEÇAS DO CAMINHÃO.

Veículos de carga, especialmente caminhões, precisam de estruturas bem diferenciadas para compensar a grande quantidade de desgaste que suas peças sofrem regularmente. Como o peso e potência do motor são bem mais altos que em outros veículos, o motorista deve tomar cuidado redobrado com várias de suas peças para evitar que elas se desgastem de forma prematura.
O primeiro passo para evitar estes danos é saber em quais peças você precisa presta mais atenção durante suas viagens, além de conhecer alguns métodos para evitar o desgaste prematuro delas. E para te ajudar com essa tarefa, separamos aqui 5 das peças que mais exigem cuidados dentro do seu caminhão. Acompanhe:

1. Pneus.

Quando alguém pensa em desgaste de peças em caminhões, os pneus quase sempre são as primeiras vítimas que vêm à mente. Naturalmente, eles tendem a sofrer muito mais que qualquer outro componente, pois estão sempre em contato direto com o asfalto e precisam gerar mais atrito para manter a estabilidade do veículo. O mais importante aqui é apenas tomar cuidado com a direção. Freadas e aceleração repentina, assim como terreno acidentado, aceleram bastante o processo de desgaste.

2. Radiador.

Outra peça que costuma sofrer bastante desgaste, principalmente devido à sujeira, é o radiador. Seu trabalho é dar ao motor um caminho pelo qual ele possa se resfriar um pouco, evitando algum superaquecimento. Ele também possui um óleo especial que absorve o calor do motor e joga-o para fora mais facilmente. Porém, quando o carburador fica com muita sujeira, ele começa a reter mais calor, sendo necessário limpá-lo ou substituí-lo.

3. Freios.

Os freios tendem a sofrer bastante em qualquer veículo, mas os danos tendem a ser ainda maiores quando o veículo é mais pesado. Nesses casos, há muito mais inércia toda vez que ele vai mudar de velocidade, fazendo com que os freios precisem realizar muito mais pressão para diminuir o ritmo. O melhor que você pode fazer nesses casos é dirigir mais devagar sempre que possível, evitando frear bruscamente.

4. Suspensão.

A suspensão de um carro é o que garante maior estabilidade nas curvas, menores riscos às cargas e uma viagem um pouco mais confortável para o motorista. Porém, como você já deve saber, o peso extra dos caminhões pode prejudicar bastante a eficiência deste sistema. Revisar a suspensão de forma regular é obrigatório para qualquer caminhoneiro, especialmente em viagens mais longas.

5. Embreagens.

Por fim, mas não menos importantes, podemos destacar também o sistema de embreagem do caminhão, que também são diferenciados para comportar o maior peso do veículo. É através desse sistema, que você pode guiar o veículo com o volante, tornando-o vital para seu uso diário e para evitar acidentes. Fazer a revisão e substituição regular destas peças, escolhendo apenas modelos de qualidade certificada, será fundamental para minimizar estes riscos e garantir uma viagem mais segura.
Agora que você entende um pouco mais sobre o desgaste prematuro de peças de caminhão, pode mudar um pouco a forma como dirige e evitar algumas visitas desnecessárias ao mecânico. E se quiser continuar aprendendo, entre em contato agora através do nosso Whats e receba mais informações em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *