SAIBA MAIS SOBRE MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA CAMINHÕES.

A clássica frase “é melhor prevenir do que remediar” faz todo o sentido quando se trata da manutenção preventiva para caminhões. Isso porque essa revisão tem como objetivo corrigir falhas antes mesmo que elas aconteçam, o que evita prejuízos e riscos de interrupção da produção.

Quem faz a manutenção regularmente, além de evitar a ocorrência de diversos problemas no veículo, fica preparado para prováveis panes e imprevistos no momento da direção.

Por ser algo tão importante, mas que gera dúvidas, reunimos várias informações sobre a manutenção preventiva para caminhões para te ajudar, confira a seguir:

O que é manutenção preventiva?

Esse modelo de manutenção é diferente dos demais, porque segue um cronograma de revisões disponibilizado pelo fabricante. Nesse manual é possível encontrar informações sobre a vida útil das peças, assim fica mais fácil saber depois de quanto tempo ou quilometragem será necessário trocar algum componente. A ideia é se antecipar aos problemas e recorrer aos reparos antes de qualquer complicação. Dessa forma, você previne maiores problemas, pois realiza a substituição antes que a peça apresente desgaste excessivo e comece a falhar.

Com a manutenção preventiva, a produtividade da frota cresce consideravelmente, visto que a programação dos reparos, consertos, ajustes e trocas de peças seguem o planejamento definido anteriormente. Além disso, essa técnica é mais barata que a manutenção corretiva, já que você gasta muito menos trocando um elemento preventivamente do que remendando problemas. Portanto, qualquer empresa de frotas que deseja potencializar seus lucros deve recorrer a esse tipo de serviço o quanto antes.

Por que devo fazer a manutenção preventiva?

Como vimos, realizar a manutenção preventiva da frota é indispensável, uma vez que ela irá evitar o desgaste dos veículos, garantir a segurança dos motoristas, da carga e ajudar na economia ao impedir gastos extras. Porém, se você ainda não está convencido sobre a eficácia dessa assistência, descubra aqui algumas vantagens:

Reduz os riscos de acidentes

Uma pesquisa feita pelo Instituto Scaringella Trânsito, apresentou que a falta de manutenção preventiva é responsável por quase 30% dos acidentes no Brasil, tanto em áreas urbanas quanto rodoviárias. Quando um caminhão circula com peças desgastadas, as chances de o veículo irregularidades são muito maiores.

Além de ameaçar a vida do motorista, de outros condutores e pedestres, a falta de revisão pode fazer com que sua carga seja danificada ou, até mesmo, perdida.

Melhora o desempenho da frota

Atualmente existe muita competitividade em diversos mercados e manter o cliente satisfeito é o segredo para bons resultados. Em razão disso, para que sua frota se destaque entre os concorrentes, a pontualidade e a credibilidade são princípios essenciais. Quando não é feita a revisão adequada no caminhão, ele fica exposto a interrupções e problemas que podem afetar o prazo de entrega. Com isso, a confiança dos clientes em seu serviço pode diminuir.

Por outro lado, consumidores satisfeitos são uma boa propaganda para novos clientes, pois eles ajudam a divulgar a competência de seu negócio. Ainda, uma frota em excelentes condições é uma ótima forma de fidelizar os clientes que você já tem.

Obedece a legislação

Dirigir um veículo em mau estado de conservação é considerado uma infração grave! E as fiscalizações tem sido cada vez mais rígidas, uma vez que um veículo que esteja com problemas na manutenção pode prejudicar a segurança no trânsito.

Caso o condutor seja pego com um caminhão que apresente alguma irregularidade, ou mesmo parado na via após uma pane mecânica ou elétrica, ele vai receber 5 pontos na carteira e deve pagar uma multa de R$195,23. Além de pagar esse valor, o veículo também pode ser apreendido, dependendo de qual item estiver danificado.

Gostou do nosso artigo? A LAD Embreagens produz e comercializa, kits de embreagem, volantes de motor, platôs, discos e mancais de embreagens, para Caminhões, Ônibus e linha Agrícola! Aproveite e acesse nosso site para conferir mais informações sobre nossos produtos e onde encontrá-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *