4 DICAS PARA ECONOMIZAR DURANTE AS VIAGENS!

Todos os dias milhões de caminhoneiros cruzam o país de norte a sul para transportar cargas e, consequentemente, contribuir para a economia. No entanto, os trajetos nunca são iguais e imprevistos podem acontecer, por isso é importante sempre ter uma reserva de dinheiro.

Para montar esse “cofrinho” para emergências, os motoristas podem guardar o valor que sobrar das economias. Quer entender melhor o assunto? Confira, a seguir, nossas dicas!

Como economizar durante as viagens?

Planeje suas viagens

Realizar a organização das viagens permite que o caminhoneiro evite situações que aumentam os custos e tornam o trajeto mais demorado. Dependendo da rota, se ela não for planejada, pode ter um aumento de consumo de combustível, devido as condições da estrada ou até mesmo por ser mais longa. Deixando a viagem ineficiente.

Aplicativos para celular – como Waze e MapLink – são ótimos para te ajudar nesse objetivo, pois disponibilizam mapas atualizados, com sentidos obrigatórios das pistas e indicações de estabelecimentos. Eles também possuem uma estimativa de tempo de corrida com base na média histórica para determinado horário.

Ainda, essas ferramentas podem ser utilizadas como GPS, mostrando informações em tempo real do trânsito, como acidentes, buracos, blitz policiais e outras ocorrências, comunicadas pelos usuários. Ou seja, planejar as viagens garante um melhor controle de custos, reduz o tempo necessário para chegar aos destinos, o que evita situações de risco e imprevistos.

Calibre os pneus

Alguns cuidados simples com o caminhão garantem não só uma viagem mais segura, mas também mais econômica. Pneus que não estão calibrados corretamente exigem mais do caminhão, o que desperdiça combustível. Outras medidas, como rodar sempre com a carga dentro do peso permitido, checar os níveis de água e óleo com frequência, garantem tranquilidade e economia.

Adote a direção defensiva

Ao manter uma determinada distância de segurança dos outros veículos, você evita freadas bruscas, que gastam muito combustível. É bom também evitar acelerar repentinamente. Para isso, não faça ultrapassagens arriscadas, não force o pedal do acelerador e não ande em alta velocidade o tempo todo.

Faça manutenção preventiva

A manutenção do caminhão é um dos principais itens entre os gastos dos caminhoneiros. Porém, a manutenção preventiva assegura que o veículo possa circular em boas condições, o que significa maior produtividade, diminuindo o gasto com diesel. Além disso, ela evita que o caminhão faça viagens com peças desgastadas o que poderia colocar em risco a vida do condutor e dos demais motoristas.

Apesar de parecer mais um gasto, a manutenção é um investimento econômico, já que sai mais barata a revisão, do que o conserto e a troca de peças. Que tal saber mais sobre a manutenção preventiva? Confira nossos conteúdos anteriores sobre esse tema e esclareça todas as suas dúvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *