QUER SABER COMO FAZER SUA EMBREAGEM DURAR MAIS TEMPO?

A embreagem é uma das peças principais para o bom funcionamento do caminhão e é também a que mais sofre em decorrência dos maus hábitos na direção.

Fazer com que ela dure mais não é difícil, basta ficar atento a determinados vícios e não deixar de fazer a manutenção preventiva.

Ao adotar novos hábitos e cuidar da embreagem, você garante mais segurança para o veículo e evita gastos maiores, principalmente porque que essa peça não tem conserto, sendo necessário comprar um novo kit.

Ficou curioso sobre os hábitos que prejudicam a embreagem? Saiba mais sobre eles a seguir!

4 dicas de como fazer a embreagem durar mais tempo

Como vimos, a embreagem é uma peça indispensável nos veículos, isso porque ela é responsável por separar o motor dos demais componentes do sistema de transmissão, facilitando a troca de marchas. Ou seja, sem ela seria difícil manter o carro parado.

A vida útil da embreagem dura, em média, 100 mil quilômetros, talvez mais se você seguir nossas recomendações:

  • Não descanse o pé na embreagem

Ficar com o pé no pedal com a marcha engatada é um hábito muito comum entre os motoristas, principalmente os novatos. No entanto, esse vício causa um acionamento parcial do sistema e provoca um atrito entre o disco e o platô (peças que compõem a embreagem), aquecendo o sistema.

Nada de ficar com o pé no pedal, apertando-o sem necessidade! Durante congestionamentos ou semáforos, prefira deixar o carro em ponto morto.

  • Evite transitar acima do peso

Geralmente caminhões vão de uma cidade para outra transportando todos os tipos de cargas, podendo assim estar acima do peso. Isso pode prejudicar o veículo como um todo, mas principalmente a embreagem.

Quanto maior for a carga a ser transportada, mais força será necessária para fazer o caminhão se movimentar, provocando um desgaste prematuro.

  • Atenção nas rampas

Nos morros ou em saídas de rampa de estacionamento é comum que os motoristas tentem controlar o veículo utilizando o acelerador e a embreagem, porém esse hábito causa um desgaste no disco da peça e faz com que apareça aquele cheiro desagradável.

Nessas situações use o freio de mão para estabilizar o carro e contribuir com uma vida útil maior para a embreagem.

  • Faça manutenção preventiva

Você não precisa esperar que o caminhão estrague para recorrer a manutenção. Ao fazer revisões com frequência o risco de imprevistos diminui e os gastos extras também.

Gostou das nossas dicas? Novos hábitos garantem a conservação do carro e ajudam o motorista a economizar com reparos. Mas quando chegar a hora de trocar o conjunto, dê preferência à peças originais e de qualidade, como o kit de embreagem da LAD. Para saber mais sobre nós e nossos produtos, clique aqui e confira nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *