SUA EMBREAGEM ESTÁ PATINANDO? DESCUBRA AS CAUSAS.

Para manter o bom desempenho do veículo, é fundamental realizar a manutenção preventiva da embreagem e dos demais sistemas que compõem a parte mecânica do veículo.

A embreagem é uma peça localizada entre o motor e a caixa de câmbio, responsável por levar a força produzida dentro do motor para a caixa, e de lá, para as rodas.

Por ser indispensável para o bom funcionamento do veículo, quando problemas começam a surgir (como a embreagem patinando) é hora de buscar por soluções. Ficou interessado no tema? Continue a leitura do artigo e saiba mais!

Como funciona a embreagem?

Como vimos, a embreagem fica entre o motor e a caixa de câmbio e a sua principal função é conduzir a força para o funcionamento do veículo, ou seja, é um instrumento que acopla e desacopla o motor do câmbio. Esse equipamento também detém as vibrações do motor e limita os ruídos e desgastes dos componentes de transmissão.

O sistema é composto por três partes:

  • Rolamento;
  • Disco;
  • Platô.

Quando pressionamos o pedal, a embreagem se separa do disco do volante (do motor) e faz com que o torque – que vai para a caixa de câmbio – seja paralisado. Esse processo leva menos de 1 segundo para ser realizado e é nesse momento que você consegue fazer a troca de marchas sem “arranhar”.

Por que a embreagem começa a patinar?

O termo “patinar” pode soar estranho quando se trata da embreagem, mas, é exatamente isso que acontece. Quando o disco desgasta e não consegue mais contato com o platô, ele acaba patinando durante o processo e não transmite a força máxima necessária para o câmbio.

Nesse caso, o motorista sente um resvalo no pedal da embreagem, que dificulta a arrancada do carro e também a troca de marchas.

Alguns motoristas notam que a embreagem desliza quando o motor está frio, durante a partida, ao engatar ou na posição da primeira marcha. Outros percebem que a embreagem patina durante a maior parte do período de aceleração, e ainda, outros dizem que essa falha surge depois do ajuste de chip.

Esse problema pode ser causado por vários motivos, sendo os mais comuns por contaminação de resíduos no disco ou por mau uso. Para evitar o desgaste da peça e a contaminação de resíduos, o ideal é realizar manutenção preventiva.

Quanto ao mau uso, você pode adotar novas medidas com o objetivo de preservar a vida útil da embreagem, por exemplo:

  • Não realizar saídas abruptas com o veículo;
  • Usar o ponto morto no trânsito;
  • Trocar as marchas com a velocidade correta;
  • Não dirigir com o pé apoiado na embreagem;
  • Não segurar o carro na embreagem em subidas.

Gostou do tema do nosso artigo? Aproveite para compartilhar com seus amigos através das redes sociais. Caso precise de um novo kit de embreagens, entre em contato com a LAD Embreagens e conheça nossos produtos originais e de qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *