A embreagem é uma peça simples, porém fundamental para o funcionamento do veículo. Ela é responsável por levar a força produzida dentro do motor para a caixa de câmbio, e de lá, para as rodas.
Esse equipamento é composto por três itens: o rolamento, o platô e o disco. Com o tempo e devido aos maus hábitos, essa peça sofre com o desgaste e precisa de substituição.
Outro item que também está presente no kit de embreagem e contribui para o funcionamento da peça é o revestimento de embreagem. E é sobre ele o foco do nosso artigo, confira mais informações abaixo:
O que é um revestimento de embreagem?
Como vimos, o revestimento de embreagem é um dos elementos que compõem o kit de embreagem, a principal função dele é sincronizar a velocidade do motor com a caixa de transmissão.
Um detalhe que poucos sabem sobre essa peça é que ela também é responsável pelo amortecimento do veículo, reduzindo o balanço e a rotação feita pelo motor de combustão e, consequentemente, a corrosão na transmissão e o ruído.
Ou seja, ela contribui para a vida útil da transmissão, para a economia de combustível e, principalmente, para que a troca de marchas seja suave durante o arranque do carro.
Quais as vantagens de um revestimento de embreagem?
Existem diferentes tipos de conjunto de embreagem, e o revestimento está envolvido na embreagem de fricção, também conhecida como embreagem de mola ou de diafragma.
As vantagens desse tipo de embreagem são: a facilidade de funcionamento, a manutenção de seus elementos e o baixo custo associado ao sistema.
Prefira um revestimento que tenha a estabilidade de atrito dentro dos limites de temperatura estabelecidos pela aplicação. É importante lembrar que esses limites sempre vão depender de qual é o tipo da aplicação, ou seja, se é uma aplicação em automóveis, caminhões ou veículos agrícolas, por exemplo.
Vale ressaltar também, que isso é determinado no projeto do veículo, já que nele são indicados quais são os níveis de esforços necessários para realizar a transmissão da caixa de transmissão para o motor e vice-versa.
Quando devo trocar o revestimento de embreagem?
A recomendação é que essa peça não seja trocada com frequência, pois ela tem uma boa durabilidade.
Porém se um veículo que circula frequentemente na cidade, a vida útil diminui consideravelmente. Por outro lado, se o veículo roda na estrada, a quilometragem proposta pelo histórico é aproximada da vida útil do componente.
Além disso, existem outros fatores que podem influenciar o momento da troca, por exemplo:
- O caminho feito pelo veículo, visto que o excesso de saídas e entradas de prédios e subidas podem sobrecarregar o kit de embreagem;
- Maus hábitos, como manter o pé sobre o pedal da embreagem, segurar o carro em subidas com o acelerador e a embreagem, etc;
- Trafegar com excesso de peso.
Você pode prolongar a vida útil da embreagem ao investir em peças de qualidade. A LAD Embreagens produz volantes de motor, componentes e conjuntos de platôs, discos e mancais de embreagens. As peças são inteiramente nacionais e estão disponíveis à pronta entrega, ou seja, qualidade e menor custo! Para mais informações, entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas.