OS CUIDADOS COM VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO.

Apesar de existirem táxis e Uber, muitas pessoas preferem o transporte público para se locomover durante o dia a dia, seja para ir para o trabalho, fazer compras ou ir para a escola.

Por este motivo, realizar a manutenção dos ônibus é fundamental para cuidar tanto da segurança de quem trabalha quanto de quem utiliza esse meio de transporte.

Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre a melhor forma de manter o ônibus em as boas condições de uso. Pensando nisso, neste artigo, nós reunimos todas as informações sobre esse tema. Confira!

Cuidados com veículos de transporte público

Faça manutenção preventiva

Ao contrário do que muitos imaginam, a manutenção preventiva não é uma despesa, e sim um investimento. Isso porque esse recurso ajuda a evitar o desgaste das peças, o gasto com custos extras e, consequentemente, a garantir a segurança do motorista e dos passageiros.

Nesse caso, a manutenção é realizada em um período programado, onde são avaliados o motor, a embreagem, os freios, até mesmo os assentos e o funcionamento correto das portas.

Além da revisão periódica, é muito importante envolver o motorista nesse processo e incentivar ações preventivas como, por exemplo, checar os pneus e freios diariamente.

Treinamento de motoristas

Realizar treinamentos, qualificações e reciclagem com os motoristas é outro fator importante para garantir a segurança no trânsito e também para demonstrar o quanto a empresa se preocupa com seus colaboradores.

Promover palestras com temas voltados para segurança no trânsito, cuidados com o veículo e direção defensiva, pode ajudar no estímulo de quem está todos os dias atrás do volante dos ônibus.

Crie uma check-list

Faça um levantamento de todos os itens que devem ser avaliados durante as paradas para manutenção. O objetivo dessa lista é lembrar das peças que costumam dar problema com mais frequência ou que causam maior prejuízo em uma eventual falha.

Nesse caso, a lista deve conter, por exemplo, a calibragem dos pneus, a checagem da iluminação e a verificação do óleo e dos outros fluídos.

Verifique o óleo do motor

O óleo do motor é indispensável para o bom desempenho de qualquer veículo, pois, dentro do motor existem peças metálicas em constante funcionamento. Para que elas não entrem em atrito existe o óleo, que faz a lubrificação e permite que o motor funcione corretamente.

Manter o nível de óleo suficiente impede que o motor funcione a seco e que possa vir a fundir. O lubrificante precisa estar sempre na medida recomendada no componente. Lembre-se de verificar o nível do óleo quando o motor estiver frio, pois é mais confiável.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe a importância de realizar manutenção preventiva e preservar as peças do veículo, invista em produtos originais e de qualidade, entre em contato com a LAD Enbreagens e saiba mais sobre os kits de embreagem, volantes e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *