COMO IDENTIFICAR A NECESSIDADE DA TROCA DE EMBREAGEM?

A troca de marchas é fundamental para o bom desempenho do veículo e essa é uma das primeiras coisas que aprendemos quando começamos a dirigir. Contudo, poucas pessoas lembram de realizar a manutenção preventiva da embreagem e acabam se lamentando quando um problema nessa peça impede o veículo de rodar.

Mas como identificar a necessidade dessa troca antes que alguma falha ou acidente aconteça? Basta ficar atento, pois o próprio carro lhe dá sinais de que chegou a hora de realizar a troca da embreagem. Quer saber mais? Confira!

Quando chegou a hora de trocar a embreagem?

A vida útil da embreagem está diretamente ligada ao modo com que o motorista conduz o veículo e à realização das manutenções preventivas. Se tudo for feito conforme o indicado, o kit pode durar bastante tempo.

Apesar disso, a hora de trocar a embreagem acaba chegando em algum momento e o ideal é procurar uma oficina mecânica especializada para uma revisão minuciosa caso perceba algum dos sinais abaixo:

Embreagem com ruídos

Se ao pisar no pedal da embreagem para realizar a troca de marchas ocorrerem ruídos de ferro se chocando, é sinal de que o rolamento não está funcionando corretamente.

Pedal duro

Esse é o sinal mais fácil de ser identificado e o mais ignorado pelos motoristas. Se você sente o pedal da embreagem duro e pesado quando pisa nele, é porque há desgaste entre o atuador e as molas do platô.

Atenção, o endurecimento do pedal é extremamente perigoso, pois ele pode falhar quando você mais precisar dele!

Trepidações

O desgaste da embreagem pode fazer com que o platô ou o disco arqueie. Caso isso aconteça, você irá sentir uma vibração do carro durante a condução quando você muda de marcha.

Como aumentar a vida útil da embreagem?

Para prolongar a durabilidade do seu kit de embreagem, você pode realizar manutenções preventivas, para evitar o desgaste dessa peça e dos demais sistemas do veículo, e tomar alguns cuidados ao longo do dia a dia, como:

  • Não deixar o pé apoiado sobre o pedal;
  • Em subidas, não segure o veículo apenas na embreagem;
  • Não fique com o pedal acionado enquanto estiver parado;

Além de adotar essas orientações, é muito importante que você opte por peças originais e de qualidade. A LAD possui fabricação própria e entregamos em todo território nacional! Para saber mais sobre nossos produtos, basta acessar o nosso site ou entrar em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *